Nono Bispo da Diocese

29-08-2011 21:37

9º Dom Mauro Montagnoli, CSS 1995-Atual

Dom Mauro é o nono bispo da Diocese de Ilhéus, natural de Ouro Fino, MG, Dom Mauro Nasceu aos 4 de julho de 1945, descendente de italianos que vieram para o Brasil no início do século, f ilho de José Montagnoli e Vicentina Peres Montagnoli, ambos já falecidos, entrou para o seminário dos Estigmatinos em 1956, em Rio Claro,SP.Aí iniciou o ginásio, terminando os estudos secundários em Ribeirão Preto, SP.

Fez o noviciado em 1964, em Campinas, SP, onde cursou filosofia e teologia. Emitiu os votos perpétuos na Congregação dos Sagrados Estigmas em 1964. Foi ordenado sarcedote no dia 24 de janeiro de 1971. Obteve a licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica da Campinas.

Em 1971/72 recebeu uma qualificação pedagógica e de espiritualidade no Pontifício Ateneo Saleciano de Roma. De 1971 a 1988 foi formador dos seminários dos Estigmatinos em Morrinhos e Goiânia, e em Campinas. De 1988 a 1994 foi Superior Provincial da Província Santa Cruz, com sede em Campinas, sendo eleito para o cargo duas vezes. Em 1994 foi eleito conselheiro geral da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo(CSS).

Ocupou o cargo até 20 de dezembro de 1995, quando foi nomeado Bispo de Ilhéus. No dia 24 de fevereiro de 1996 foi ordenado bispo na sua cidade natal, Ouro Fino e tomou posse dia 10 de março do mesmo ano. A cerimônia de posse realizou – se com grande solenidade na catedral de São Sebastião. Estiveram presentes na diocese, delegações de todas as paróquias da diocese e de outras cidades e dioceses de outras cidades e muitas autoridades civis e militares. Em 1999 foi eleito membro da Comissão de Pastoral da CNBB (CEP) e assumiu a responsabilidade de Setor Leigos do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), por um período de quatro anos.